Curso técnico em Segurança do Trabalho

O curso Técnico de Segurança do Trabalho tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.

Área de Atuação

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho poderá atuar em diversas frentes, veja algumas de suas principais funções, segundo o MEC:

• Analisa os métodos e os processos laborais;
  • Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador;
  • Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos;
  • Promove programas, eventos e capacitações para os trabalhadores;
  • Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
  • Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio;
  • Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas;
  • Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

O técnico em Segurança do Trabalho pode trabalhar em diferentes setores. Os principais campos de atuação são aeroportos, centrais de logística, comércio, construção civil, hospitais, indústrias e instituições de ensino.

Carga Horária

Teoria 1.200hs e 400 hs de estágio supervisionado.

Requisitos da Matrícula

Ter concluído ou estar cursando o 3º Ano do Ensino Médio, mediante comprovação;
Ter 18 anos completos ou a completar até o início das aulas;
Documentos necessários para a matrícula:

• Cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 02 fotos 3X4;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Prova da quitação das obrigações militares para alunos do sexo masculino, se maior de 18 anos;
  • Cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes, ou comprovante de estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, de acordo com o curso.

Garanta sua vaga

Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?